Dicas para montar seu ateliê





Transforme seu "intuliê" num ateliê de respeito! =)

A gente vê aqueles ateliês no Pinterest e fica se perguntando: será que isso é real ou é um sonho? Será que um dia terei um ateliê assim?
Meninas, vou contar uma coisa: aquela é a foto que se tira antes de começar o trabalho! Porque depois, todo ateliê é igual! A gente bota a mão na massa e faz aquela bagunça.
Mas, tem algumas dicas para ter um ateliê que seja, no mínimo, mais fácil para ser organizado depois da bagunça, e que inclusive, consiga armazenar tudo que a gente tem de material!

Não importa se você tem um cômodo só para isso ou se não tem espaço nem para mais uma azeitona dentro de casa: essa questão do ateliê tem que ser bem estudada!

Don't have a lot of space? Even a closet can serve as a Craft Room!


Sabia que quando a gente faz um plano de negócios a gente tem que pensar até no layout da empresa, anexando projeto de móveis e fazendo a listagem de equipamentos, materiais, e até como será a rotina do lugar? Para você ver como é importante!





Se você não tem um cômodo específico só para isso, o melhor a fazer é na medida do possível deixar os materiais e equipamentos o mais próximo possível!




Não é preciso um cômodo inteiro só para isso! Pare de arrumar desculpa, héin!
Veja o exemplo do craftroom da Zilah, do blog Dona das Coisinhas: ela tem tudo em uma parede dentro do quarto. Armários, nichos e gavetas deixam tudo organizado e à mão, ocupando pouco espaço.

Digo por experiência própria, porque já tentei armazenar uma parte dos materiais no meu quarto, outra parte no quarto da minha filha e manter a bancada na sala, mas isso em geral vira uma bagunça porque:

1. A casa inteira vira oficina e vai estar sempre desorganizada;
2. Você perde muito tempo procurando as coisas, já que é difícil lembrar em que parte da casa está;
3. Você perde dinheiro porque esquece o que tem no seu estoque de matéria-prima. Acaba comprando o mesmo material duas vezes, porque geralmente estão dentro de caixas, em armários junto com livros, roupas, aspiradores de pó, etc.




Então, para seu craftroom sair do sonho e se transformar em realidade, siga esses passos:

1. Monte uma listagem de todo o material que você já tem e dos que pode vir a adquirir para saber de quanto espaço realmente você vai precisar. Trabalhe com médias.

2. Separe os materiais por tipo. Exemplo: tecidos, armarinhos, novelos, papéis, etc. A partir dai, pense no espaço que cada um vai ocupar, assim você pode pensar no que pode ficar em nichos, caixas, prateleiras;

3. Faça um rascunho simples da disposição dos móveis e vá brincando de quebra-cabeça, até achar a melhor posição para cada um deles. Dê uma olhada nesse croqui bem mequetrefe!



4. Agora, mãos à obra! Lembre-se que é sempre bom reaproveitar o que você já tem, e que todo detalhe carinhoso pode trazer muito mais inspiração para o seu dia-a-dia.

Esse é o primeiro passo. Lembre-se que é necessário ter todas as informações bem claras para saber o que fazer com elas, não é mesmo? Por isso as listas...

Me conte como é o seu ateliê!

Até a próxima,

3 comentários:

  1. Oi Joana,
    Gosto muito do teu blog. Adoro tuas postagens. Me identifico com todos teus "desabafos", dicas, conselhos. Teus tutoriais são ótimos.
    Enfim, adoro te fazer uma visita.
    Beijos.
    Eu volto...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Liliana do comentário anterior! É sempre super gostoso te fazer uma visita!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Vocês são umas lindas! ❤❤❤

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões aqui! ^_^