COMO FAZER: PAINEL COM ILUSTRAÇÃO






Aqui em casa é assim: as coisas vão se transformando e um móvel, no decorrer do tempo, pode ter muitas utilidades diferentes.
Essa peça de madeira já fez parte de uma mesa. Era uma mesa que tinha 3 peças: com uma peça fiz uma bancadinha e com a outra fiz este painel, ambos para a sala.

Lembra como era a minha sala? 



Eu até mostrei como fiz esse sofá com um colchão e com a porta da minha cozinha (veja aqui)


Eu até gostei, mas as cores não estavam muito de acordo comigo... hoje esse sofá é a cama da Luiza.
Como eu precisava de uma bancadinha de trabalho, porque desmontei meu ateliê que estava no quarto da Lu, acabei tirando a rede para sobrar espaço para isso...

Ou seja, agora minha sala está totalmente diferente!
E como a gente sabe que obra e decoração nunca acabam, ainda quero colocar algumas coisas na sala, como um tapete, um adesivo na parede onde está a bancadinha, e talvez pintar o sofá de preto, ou então comprar outro sofá com linhas mais retas.
Mas, no geral, estou muito, muito feliz com minha sala! =D

Mas, vamos ao que interessa e atenção às dicas!
Hoje é possível achar lindas imagens, ilustrações e fotos gratuitas e com boa resolução, com a ajuda do "Santo Google".

Quando achar a imagem do seu gosto, certifique-se de que ela tem uma resolução suficiente para a impressão no tamanho que você quer. Essa que eu escolhi estava com uma resolução alta com 300dpi, então eu consegui imprimir com 60x80cm. Senão a imagem fica granulada, com aqueles quadradinhos.

Como não achei uma gráfica que se dispôs a imprimir uma única imagem, acabei imprimindo numa fotótica, em papel fotográfico. O segredo é pedir que o acabamento seja laminado. Este acabamento deixa a foto sem brilho e sem textura nenhuma, além de proteger mais o papel, dando um visual de impressão de gráfica mesmo. E o melhor: eu paguei R$ 28,00 pela impressão... e só!






Ah, você não tem uma peça que possa reaproveitar para fazer o painel? Tem certeza? Não tem nenhuma porta de guarda-roupa desmontado aí? Uma prateleira velhinha que possa ser revestida? Nada?
Então, você pode comprar a peça numa madeireira, ou numa loja como a Léo Madeiras ou a Leroy Merlin, onde você escolhe a madeira, passa as medidas que deseja e eles já te entregam a peça cortada.
Você também pode pintar as laterais da madeira, pode até deixar uma borda da madeira aparecendo na frente, formando uma "moldura" para a imagem... Ai vai da sua decoração e inspiração.






























1. Imagem impressa no tamanho desejado (papel fotográfico com acabamento laminado)
2. Martelo
3. Arame (com espessura suficiente para aguentar o peso do painel)
4. Pregos
5. Cola quente (e a pistola, claro!)
6. Painel de madeira no tamanho desejado (o legal é reaproveitar uma peça de madeira que você já tenha em casa!)







Primeiro vamos fazer o suporte que vai atrás do painel para que este seja pendurado na parede.
Enrole as pontas do arame para que fiquem como argolas que serão encaixadas no prego.
Depois, posicione o arame fazendo um arco, sem que ele saia do painel para que não fique aparecendo na parte da frente, depois de colocado na parede.
Posicione os pregos e marque onde serão colocados na madeira:



























Depois disso, pregue os pregos na madeira onde você fez a marcação, encaixe as pontas do arame que você fez no formado de argola e bata novamente com o martelo fazendo com que o prego fique torto, com a cabeça "infincada" na madeira, fixando assim o arame:




Pronto! O suporte já está feito e vai ficar desse jeitinho, atrás do painel:


























Agora, com a frente do painel virada para cima, posicione a imagem colocando pesos para que o papel não saia do lugar quando você for colar. Você também pode ter uma ajudante, como eu que tenho a minha Lulinha! =D

























Comece a colar! Vá passando um fio contínuo da cola e já abaixe o papel conforme for passando para que não forme relevo:


























Prontinho!
Agora é só colocar na parede.
Se seu painel estiver muito pesado, o ideal é instalar um parafuso com bucha na parede para não correr o risco de cair. Se o painel estiver leve, use prego de aço que é mais resistente.

























[Detalhe para a almofada amarela da loja Banana-cazza!]






Olha só a outra parte da mesa que eu desmontei para fazer a bancadinha com a cadeira amarela.
Os nichos que estavam na parede se transformaram em apoios com rodízios. 
Um ficou na sala em frente ao painel da TV e o outro está com meus livros no quarto.



É isso! Hoje a gente sabe que não adianta ter uma casa com decoração de revista se a decoração não traduzir quem você é. Tem que ter a sua cara! 
Através de cores que você gosta, objetos que são importantes para você e itens que te fazem lembrar coisas boas, você consegue uma decoração especial!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. E com esse post, acabo de descobrir como eu irei pendurar uma casinha que eu fiz qdo era criança (devia ter uns 5 anos no maximo) e que agora veio morar em casa, já tinha olhado pra ela e nao conseguia pensar em como iria pendurar a pequena. Agora já aprendi :)

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões aqui! ^_^